terça-feira, 19 de outubro de 2010

Carrefour prevê encargos no Brasil de quase R$ 500 milhões em 2010

Por este motivo, rede reduziu estimativa de lucro operacional para este ano.
Vendas no Brasil subiram 13,1% no 3º trimestre ante 2009.

 Do G1, em São Paulo

O grupo Carrefour informou nesta quinta-feira (13), em seu relatório de resultados internacionais, que as perdas com ajustes contábeis no Brasil devem atingir 180 milhões de euros (R$ 462 milhões) em 2010.

No primeiro semestre, o grupo varejista francês já teve impacto negativo de 69 milhões de euros no resultado por causa da operação brasileira. Diante disso, o Carrefour reduziu sua estimativa de lucro operacional neste ano de 3,1 bilhões de euros para ao redor de 3 bilhões de euros.

A matriz da rede francesa decidiu fazer uma auditoria nas contas da companhia no país, por conta de descontos não recebidos pela empresa, em negociações comerciais com a indústria, e pela necessidade de realizar baixas de estoques.
No começo da auditoria, a varejista havia calculado que as perdas chegariam a 80 milhões de euros no ano, mas o montante ainda estava em aberto.
Esse impacto com gastos extraordinários está sendo apurado pela auditoria que a KPMG realiza na empresa neste momento. A soma total desses encargos ainda não está fechada visto que a auditoria no Carrefour no Brasil não terminou.

O ex-presidente do Carrefour no Brasil, o francês Jean Marc Pueyo, responsável pelo comando da empresa até o início dessa auditoria, foi substituído em agosto por outro executivo da rede, Luiz Fazzio.
Além de Pueyo, outros três executivos do grupo deixaram a empresa desde julho. Ao mesmo tempo em que tem as contas reavaliadas, a rede varejista no país recompôs a sua linha de frente depois da saída desses executivos.
A empresa também divulgou que suas vendas no Brasil subiram 13,1% no terceiro trimestre contra um ano antes, com base em uma taxa constante de câmbio, para 3,2 bilhões de euros. Considerando o câmbio atual, o crescimento chega a 33,8%.

A bandeira Atacadão foi a que mais contribuiu para o desempenho da varejista francesa no país entre julho e setembro, segundo comunicado.
Com o desempenho nos últimos meses, o Brasil ficou mais perto do segundo maior mercado para o Carrefour depois da França, posição que cabe à Espanha, onde as vendas somaram quase 3,6 bilhões de euros no último trimestre.
As vendas globais do Carrefour nos três meses até setembro totalizaram 25,6 bilhões de euros, expansão de 6,7% pelo câmbio atual.

O presidente-executivo do Carrefour, Lars Olofsson, destacou o sólido desempenho da empresa no terceiro trimestre em um ambiente que permanece desafiador em muitos mercados importantes.
O executivo destacou as fortes vendas na China e na América Latina e disse que há sinais animadores de recuperação na Bélgica, Polônia e Taiwan.

Postado por Sérgio André

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