sexta-feira, 8 de outubro de 2010

UM GESTOR QUE SURPREENDE

Por Adm. Sérgio Ricardo Gomes

Todos os dias, ouvimos dizer que a empresa “X” é um local bom para se trabalhar. Também ouvimos dizer que na empresa “Y” não para ninguém. Por que a diferença entre as duas? Por que existe um grande índice de Turnover e absenteísmo em determinadas organizações, enquanto em outras não é possível contratar novas pessoas porque os índices citados não acontecem?
O fato está em como ocorre a atuação dos seus gestores. Nos dias de hoje, ser um gestor é muito mais que ser um simples administrador ou “dono” da empresa. É saber enxergar e analisar cada situação. É saber compreender que as pessoas possuem oscilações em seu humor, em seu comportamento, em seu modo de agir, tudo por ocasião de circunstancias diversas, sejam elas pessoais, no âmbito familiar ou até mesmo por algo que lhes tenham acontecido no âmbito do seu local de trabalho.
A maneira como agir em cada circunstancia faz toda a diferença. A liderança e a compreensão são adjetivos primordiais para um bom gestor. Essa liderança não deve ser aquela que existe devido ao poder dado pelo cargo, mas aquela que nasce com a pessoa, através do carisma natural. Esse tipo de gestão atrai qualidades insubstituíveis e até mesmo invejadas, pois é capaz de transpor obstáculos - os mais altos que possam ser.
A organização que consegue um profissional assim em sua gestão ou mesmo em sua composição societária consegue inúmeros benefícios, porque é capaz de oferecer negociações amigáveis e com grande sucesso na maioria das vezes. Os funcionários trabalham com gosto, sentem-se valorizados e os tumultos por causas diversas não existem nessas organizações. Sempre conseguem chegar a acordos favoráveis a ambos.
Ser um gestor que surpreende é ser capaz de ouvir e analisar. Nunca dizer de cara “não dá”. É sempre dizer: “vou verificar a possibilidade de adequar sua idéia e colocá-la em prática”. É ser capaz de aceitar sugestões e de analisar os benefícios e até mesmo os prejuízos decorrentes das decisões perante alguma alteração ou implantação.
Aceitar opiniões e sugestões não significa estar perdendo o controle. Indica, sim, ser um gestor que conta com o apoio de sua equipe. Quando precisar, vai tê-los ao seu lado, auxiliando nas tomadas de decisão e acordos diversos, melhorando o desempenho e a produtividade, tanto dos trabalhadores envolvidos, quanto da organização.

Postado por Sérgio André       disponível em http://www.cramg.org.br/

Um comentário:

  1. Esse é mesmo o perfil do gestor moderno, antenado,um verdadeiro líder que está ligado nas mudanças do dia a dia e que valoriza o capital intelectual em primeiro lugar.

    Sérgio André

    ResponderExcluir