Você toparia uma parceria na qual você não ganharia nada? Pois é, mas tem muita gente propondo isso por aí...
Todo santo dia - eu disse t-o-d-o s-a-n-t-o d-i-a - recebemos alguma proposta de parceria no Administradores. Empreendedores e diretores de marketing muito sabidos entram em contato querendo divulgar seus produtos e serviços em troca de um benefício "irrecusável". Vamos a alguns exemplos mais comuns:
- "Olá! Estamos fazendo um evento e queremos divulgar no seu site. Em troca, seus usuários contarão com um desconto de 5% no valor da inscrição".
- "Olá! Queremos propor uma troca de banners. Vocês divulgam nosso banner em seu site, e vice-versa".
O que me motivou a escrever esse artigo, foi a última proposta que recebemos. O sujeito escreveu um livro, e quer divulgar através de uma estratégia baseada nos conceitos de marketing de um guru americano de autoajuda chamado Joe Vitale. A coisa funciona mais ou menos assim: você recebe um e-mail falando do produto, que vem com um brinde x, e se você comprar AGORA receberá um pacote de bônus cujo valor é de 10 x o valor do livro que você está comprando. Você já deve ter visto esse tipo de oferta por aí, isso é mais velho do que andar pra trás.
E aí, quer ser meu parceiro?
Bom, o autor desse livro propôs que nós fizéssemos a divulgação dessa oferta para a nossa base de mais de 200 mil cadastrados no Administradores. O que receberíamos em troca? Além de nosso logotipo constar como apoiador dessa brilhante ação, ganharíamos a experiência de haver colocado essa estratégia inovadora em prática - e depois ele nos ensinaria como fazer algo parecido.
Gostaram?
Confesso que tenho calafrios quando abro um e-mail com a palavra "parceria" na linha de assunto. Sempre declinamos esse tipo de propostas, mas muitas vezes a pessoa do outro lado se irrita. Parece que a Lei de Gérson nunca sairá de moda no Brasil.
Quando a internet começou por aqui, a moda era a troca de links e banners entre os sites. Como os sites tinham uma audiência parecida - ou seja, quase nada - a estratégia até que tinha alguma lógica. Quem visitasse um site, acabaria tomando conhecimento do site do vizinho.
Hoje em dia, a coisa mudou drasticamente. Atualmente, a web é uma forma de mídia consolidada - e a que mais cresce, a propósito. As permutas ainda são comuns, mas apenas entre os veículos equivalentes em termos de audiência e número de usuários cadastrados. A Rede Globo anunciaria a sua empresa sem cobrar nada? Acredito que não. Algumas regrinhas básicas antes de propor parcerias por aí:
- Se você tiver objetivos de vender algum produto ou serviço pela web, tenha em mente que é necessário investir em publicidade.
- Se você encontrar algum site que faz anúncios de graça, esteja ciente que o seu retorno deverá ser proporcional ao valor investido, ou seja: zero.
- Se você realmente quer alavancar o seu negócio com base em parcerias, lembre-se de propor algo que reamente valha a pena para a outra parte. 5% de desconto para os associados? pfffffff!
Em suma, é a velha lição que você deve ter escutado de seus pais ou de seus avós: um negócio deve ser bom para ambos os lados. Essa é a filosofia mais simples e, ao mesmo tempo, mais profunda do mundo dos negócios.
Proposta indecente? Tolerância zero.
POSTADO POR CLEBER MEDEIROS
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