quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Você sabe quais são as 100 marcas mais valiosas do mundo?

Você sabe quais são as 100 marcas mais valiosas do mundo?


Interbrand divulga ranking das 100 marcas globais mais valiosas. Coca-Cola é eleita a mais valiosa pelo 11º ano seguido. Confira a lista!

Close
  
A Coca-Cola foi eleita a marca mais valiosa do mundo
Foi divulgada pela consultoria internacional Interbrand, a 11ª. edição do ranking das 100 Marcas Globais Mais Valiosas. A Coca-Cola continua liderando o ranking como a marca mais valiosa do mundo. A empresa, desde a 1ª edição da lista, nunca perdeu seu posto de principal marca e foi avaliada em US$ 70,4 bilhões pela estudo. O valor é quase US$ 6 bilhões a mais que a IBM, segunda colocada no ranking.

O estudo confirma o sucesso atual das empresas voltadas para as áreas de tecnologia e computação. Entre as 10 empresas eleitas como mais valiosas em 2010, metade pertencem a essa área. Além da IBM, a Microsoft ficou em terceiro lugar com um valor total de sua marca avaliado em US$ 60,8 bilhões. Já a Google alcançou o 4º lugar com US$ 43,5 bilhões e a GE, ficou em quinto com um valor estimado em US$ 42,8 bilhões.

O estudo considera a marca como uma representação financeira do que ela significa para os ganhos de uma empresa. O cálculo leva em conta três fatores: os ganhos financeiros obtidos pelas empresas com suas marcas, a preferência dos consumidores pela marca e estimativas sobre a capacidade da marca de gerar ganhos no futuro.

De acordo com o diretor geral da Interbrand no Brasil, Alejandro Pinedo, a grande observação nesse ano é que a relação entre as marcas e clientes têm mudado irrevogavelmente. "As empresas que agirem com autenticidade e clareza sairão em vantagem no caminho da construção de uma marca sólida. O motor da mudança é o comportamento do consumidor, menos fiel e mais cético em relação às marcas".
Do ranking, as marcas que tiveram os maiores ganhos em seu valor, comparado ao último ano, foram as empresas de tecnologia: Apple (+37%), Google (+36%) e BlackBerry (+32%). Também obtiveram ganhos expressivos as empresas do setor financeiro J.P.Morgan (+29%) e Allianz (28%) por terem conseguido sair da crise com a reputação intacta e em claro movimento de recuperação.
Quem caiu

No grupo das empresas que mais perderam valor em relação à marca, a famosa empresa de motocicleta Harley Davidson obteve redução de 24%. Já a Toyota, que foi fortemente impactada por um recall anunciado em janeiro envolvendo diversos modelos, sofreu redução de 16%.

A Nokia sofreu queda de 15% pela demora de entrada no mercado de smartphones, a Dell perdeu 14% devido à dificuldade com o desenvolvimento de sua marca e sub marcas, e a Citi caiu 13% pois estava entre as instituições financeiras mais impactadas pela crise econômica,

Veja a tabela das 10 primeiras:

RANKING DAS MARCAS MAIS VALIOSAS

Posição no ranking Marca Valor (em US$ bilhões)

1º Coca-Cola 70,452

2º IBM 64,727

3º Microsoft 60,895

4º Google 43,557

5º GE 42,808

6º McDonald's 33,578

7º Intel 32,015

8º Nokia 29,495

9º Disney 28,731

10º HP 26,867

Fonte: Interbrand
A íntegra do Best Global Brands 2010 está disponível, juntamente com análises e metodologia, em http://www.thebestglobalbrands.com/.


POSTADO POR CLEBER MEDEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário